O deficiente_visual.jpgSegundo o IBGE, existem no país 16,5 milhões de brasileiros com deficiência visual, ou seja, 9,76% da população. Para atender as necessidades especiais destas pessoas, foi criada a Lei Federal de Acessibilidade (Lei Nº 10.098), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Porém, na prática, a grande maioria permanece excluída do acesso à educação pública fundamental devido à falta de professores especializados para atendê-los.
Em uma tentativa de solucionar este problema, uma equipe de pesquisadores da PUC-Rio criou um software de elaboração de conteúdos para cursos via internet – uma das formas de educação a distância – totalmente acessível para portadores de deficiência visual através do leitor de telas por aúdio DOS-VOX. O trabalho de pesquisa, apoiado pelo edital Rio Inovação II da FAPERJ, tem coordenação de Hugo Fuks. Professor associado do Departamento de Informática da universidade, ele assegura que a tecnologia é inédita no mundo. Intitulado “Tecnologias Assistivas para Deficientes Visuais”, o estudo começou a ser desenvolvido em março de 2006, fruto de uma parceria entre o Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática da PUC-Rio, a empresa EduWeb e o Instituto Benjamin Constant (IBC), centro de referência nacional em educação de portadores de deficiência visual, situado no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio.
A empresa já comercializava um software para educação a distância (EAD) via internet, o AulaNet, concebido e desenvolvido no LES. Clientes como Rede Globo, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Alpargatas, Caixa Econômica Federal, Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RJ), já utilizaram os serviços da EduWeb, garantindo a entrada de recursos para manter esse ainda jovem empreendimento, nascido na incubadora de empresas da PUC-Rio.O IBC é a única instituição do país que possui um curso com especialização em deficiência visual para professores. O curso é presencial e seleciona em torno de 25 a 30 alunos do país inteiro, que ficam alojados na instituição durante o período de aulas.
O projeto de tornar o software AulaNet acessível aos cegos foi desenvolvido em três partes: uma equipe de funcionários da empresa EduWeb ficou encarregada de oferecer ao IBC cursos de web-design, design gráfico, design instrucional e tutores (espécie de professores responsáveis pela elaboração de conteúdo didático) on-line para capacitar os professores do instituto a criar conteúdos para o modo acessível. Já a concepção da nova versão do AulaNet foi toda feita no LES através de duas teses de doutorado e uma dissertação de mestrado do Departamento de Informática da PUC-Rio. "A execução do projeto e a adaptação do software às tecnologias assistivas foi feita pela EduWeb sob minha coordenação. Eles utilizavam o software 'Da Silva', que lê os códigos de computador e verifica se o site é acessível ou não. Para alcançarem o objetivo, além de vários testes, eles tiveram que refazer toda a arquitetura do AulaNet", esclarece o coordenador do projeto Tecnologias Assistivas para Deficientes Visuais, Hugo Fuks.
Fuks espera que até junho de 2008 o Ministério da Educação e Cultura (MEC) conceda a licença para que o Instituto Benjamin Constant (IBC) possa espalhar seu curso de especialização de professores on-line pelo país. Até o final de 2007, a versão acessível do AulaNet estará concorrendo a três importantes prêmios oferecidos por instituições nacionais: a Abedi (Associação Brasileira de Educação à Distância); Educare (Educação, Trabalho e Cidadania); e Riosoft (Companhia Brasileira de Serviços e Softwares Ltda.). Os cursos para capacitação dos professores do IBC devem estar concluídos até o fim do ano. Fonte: Site da Faperj.
Rosangela Moreira Pinheiro
http://sf.puc.zip.net/
TDAH - TRANSTORNO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO CONCENTRAÇÃO
-
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
A prevalência do transtorno de hiperativida...
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário